Livro: Propaganda de A a Z
A área da propaganda sempre chama atenção por estar tão ligada ao nosso dia a dia. Mensagens publicitárias fascinantes, comerciais na TV, no rádio, jornal, revista e internet. Uma área cheia de charme e até glamour. Mas, como funciona a propaganda? Rafael Sampaio lançou este livro que há anos é referência no mercado e que ajuda a compreender tudo sobre a área.
Propaganda: Arte, Ciência ou Técnica?
O primeiro mito que o autor desvenda é a questão da natureza da propaganda. Atualmente, é uma ciência, por existem estudos que acabaram por desenvolver uma série de técnicas e métodos com a intenção de realizar os objetivos dos anunciantes. Há também arte, e podemos dizer que é arte aplicada. Afinal, existe uma preocupação estética, com a finalidade de aumentar a eficácia da mensagem publicitária. Mas, como diz Rafael Sampaio, vai além da arte.
Como funciona a propaganda?
Rafael Sampaio explica, com linguagem simples e acessível o funcionamento da propaganda. Como, onde, como, quem e porque é feita, são as perguntas básicas. Também passa pela organização das atividades e agências. Neste ponto, é possível entender que o resultado que vemos nos anúncios é fruto de pesquisa, estudo, adequação e muita produção.
Ele passa por todos os setores da propaganda: anunciantes, agência de propaganda, produtoras e fornecedores especializados, os veículos de comunicação.
Propaganda de A a Z
Finalmente, explica “como fazer a melhor propaganda e obter o maior retorno”, explicando as principais técnicas de construção da mensagem publicitária. Ao final, nos apêndices, ele traz verdadeiro guias que explicam desde as principais ferramentas e peças de comunicação, até mesmo como é feita a compra de espaços publicitários pelos departamentos especializados – os departamentos de mídia das agências.
Neste resumo, é possível compreender porque o livro de Rafael Sampaio é adotado como um dos livros básicos dos cursos de Publicidade e Propaganda e também de outros cursos como Administração, Marketing e Produção Audiovisual, quando se fala da propaganda. Linguagem acessível, ele atende a diversos assuntos relacionados ao tema.
#leiturarecomendada