Livro: O Segredo
Uma noite de 2006, eu estava terminando uma dinâmica quando um dos participantes me perguntou: “Nakamura, você já viu o filme O Segredo?”. Não tinha visto. Por estas coincidências, eu tinha recebido uma cópia havia poucos dias. “Veja, Nakamura. Tudo o que o senhor comentou está no filme”. Sincronicidade?
Algum tempo depois que vi e me surpreendi com filme, vi o lançamento, pela Editora Sextante, do livro da Rhonda Byrne. É exatamente uma versão em papel do impactante filme.
Mestres
O conteúdo é baseado no depoimento de diversos “professores” entre eles cientistas, gurus espirituais, pesquisadores, religiosos, palestrantes e autores de livros. Todos baseiam a ideia que, conforme está nos primeiros minutos do filme – e primeiras páginas do livro – um segredo que pouquíssimos pagaram fortunas para que fosse mantido secretamente, e que os transformaram em multimilionários, e que agora está sendo revelado ao mundo.
Bom, o livro é um best-seller e o filme, um grande sucesso de público. Fora isso, temos poucas notícias relacionadas a uma legião de novos multimilionários após o segredo ter sido revelado.
Auto ajuda
Fico meio confuso com relação aos críticos do que se convencionou chamar de “auto ajuda”. Afinal, no fundo, ninguém ajuda ninguém a promover mudanças e melhorar. Cada um tem que se ajudar mesmo, senão elas – as mudanças – simplesmente não ocorrem. É como uma doença. Um remédio ganha força quando o paciente tem vontade de curar-se.
O segredo
O grande segredo é o que a autora chama de “Lei da Atração”. De acordo os os professores, é uma lei que existe, sempre existiu e existirá, assim como a Lei da Gravidade, quer você acredite nela (consciente ou inconscientemente) ou não acredite.
De acordo com os depoimentos, cada um de nós está criando a própria realidade, atraindo para si tudo o que está vindo para sua vida.
Bob Proctor, palestrante, treinador e empresário de sucesso, afirma que por causa da lei da atração é a causa de apenas 1% da população ganhar 96% de todo dinheiro que circula no mundo. Isto, não porque é injusta, mas porque poucos conhecem O Segredo ou a usam a seu favor.
A lei responde a seus pensamentos
Seja quais forem seus pensamentos, a lei da atração responde ao que se pensa. Segundo Mike Dooley, escritor e conferencista internacional, “Pensamentos viram coisas”. Ele é seguido por Joe Vitale, outro palestrante e terapeuta que afirma que “os pensamentos enviam o sinal magnético que atrai esse paralelo para você.
“O pensamento predominante ou a atitude mental é o imã, e a lei é a de que o semelhante atrai semelhante; consequentemente, a atitude mental sempre atrairá as condições que correspondam à sua natureza” Charles Hoanel (1866-1949).
Pensamentos são, de fato, irradiações eletromagnéticas que são possíveis até de medir. Isto a ciência já provou. O que está sendo ensinado no livro é que o pensamento constrói a realidade que se tem à volta.
John Assaraf traz outra importante ideia: “Eis o problema: a maioria das pessoas pensa no que não quer e se pergunta por que é que isso sempre acontece”. A explicação é que foco está em pensar exatamente naquilo que se quer evitar. Como o pensamento é o imã que atrai a realidade, obtém-se mais do que se está pensando.
O cérebro é muito ruim em processar a palavra “não”. Por exemplo: se eu disser “não pense na cor azul”, primeiro você pensou no azul, para depois lembrar-se de não pensar nela. Em geral, o cérebro acaba não registrando o “não” e, por isso, tudo o que negamos em pensamento tem a mesma força do que se tivéssemos afirmando. Assim, se pensar, “não quero ficar rico”, provavelmente seu cérebro vai reforçar e processar que você quer ficar rico!!!! (pense, agora, em substituir a palavra “rico” por “pobre” e ficará bem menos engraçado!!!
Este é um assunto em que o livro foca bastante. A questão do pensamento, que deve ter um alinhamento com o que se deseja. É uma irradiação, uma onda eletromagnética, que devemos alinhar com na mesma frequência do padrão de vida que desejamos.
Ao menos, tem diversos exemplos e argumentos que fogem das tradicionais formulas de simplesmente colocar quadros com fotos do que deseja e “pensar com força” que vai conseguir.
Um conceito importante é que a lei da atração apenas responde. O que seu pensamento deseja, o Universo responde, trazendo a realidade.
Sentimentos
Outra importante parte do processo do Segredo está nos sentimentos. Os pensamentos geram sentimentos que, por sua vez, geram comportamentos. O sentimento seria como uma espécie de bússola, que indica o caminho para onde se está indo.
Jack Canfield, ator e escritor de bestsellers que teve uma experiência incrível com a lei da atração, ensina que “Nossos sentimentos são um mecanismo de feedback que nos informa se estamos no rumo certo ou não, se estamos na rota ou fora dela”.
Na verdade, conforme explicam os professores, quando algo acontece, seus pensamentos guiam seus sentimentos que são os poderosos imãs da realidade. Se acorda de manhã e já tem um pensamento de reclamar, gera um sentimento que leva a uma espiral de acontecimentos ruins. Ao contrário, se começar tendo um bom dia, sentindo-se particularmente feliz, várias acontecimentos surgem para manter essa sensação de felicidade.
O Segredo: Como usar
O livro passa, depois, para uma fórmula. Começa com a imagem da fábula de Aladim e sua lâmpada, em que o Gênio aparece e sempre diz uma única frase: “Seu desejo é uma ordem”.
O primeiro passo é PEDIR.
O principal trabalho desta fase é escolher o que se quer. É preciso ter certeza do que se deseja para pedir. Se for de outra maneira, o método simplesmente NÃO funciona.
O segundo passo, claro, é ACREDITAR. Nada nesta vida acontece se estiver desacreditado. Novamente Jack Canfield dá uma importante pista: “A maioria de nós jamais se permitiu querer o que verdadeiramente queremos, porque não podemos ver como isso vai se manifestar”. A ideia é pedir, acreditar que já é seu e nada mais. O “como” é o Universo, a força superior que vai viabilizar.
O terceiro passo, é RECEBER. Parece algo simples, mas nem todos estão preparados para receber um simples elogio. Alguém elogia e já vem a frase “Imagina, impressão sua”. Pois saber receber é parte importante do Segredo. Marci Shimoff ressalta que “E nesse processo é importante sentir-se bem, estar feliz, porque, quando está se sentindo bem, você está se colocando na frequência daquilo que deseja”.
Exercícios poderosos
A terceira parte do livro é composto de exercícios para obter saúde e bem estar no corpo, prosperidade, dinheiro, relacionamentos, para sua realização pessoal e profissional, para sua vida.
O que este livro contribui
Uma vez um palestrante me trouxe uma ideia que levei para a vida. Existe, em São Paulo, diversas rádios, entre elas, a “89 FM, a rádio Rock” e a “CBN, a rádio notícias”. Bom, a ideia é da sintonia. Se você quer ouvir rock, não adianta sintonizar CBN. Por outro lado, se quiser ouvir notícias a maior parte do tempo, pouco vai adiantar colocar na 89FM. São frequencias diferentes.
Para se obter o que você quer, é preciso: Definir claramente o que se quer (ouvir muitas notícias, ficar bem informado), sintonizar a estação certa e receber o conteúdo que está disponível. Simples assim.
Se isso faz sentido para você, a leitura deste livro é uma viagem prazerosa e que, no mínimo, vai lhe abrir a mente para vários comportamentos que tem atrapalhado o caminho rumo à realização pessoal e profissional e, em consequência, à felicidade.
#leiturarecomendada