Livro: O Poder da Ação
Todo mundo está em busca da realização pessoal e profissional e, assim, alcançar a tão esperada felicidade. Mas, conhecemos pessoas que ficam marcando posição, agem, mas não
A felicidade não é mais difícil para algumas pessoas do que é para outras pessoas. Em geral, ela se baseia em fundamentos que são comuns para quase todo mundo.
O mérito de Paulo Vieira é apresentar um método prático que o auxilia a obter os resultados que deseja. Um dos primeiros conceitos que me chamou a atenção no livro, logo na abertura do capítulo 3, vou reproduzir aqui:
Você é o único responsável pela vida que tem levado. Você está onde se colocou. A vida que você tem levado é absolutamente mérito seu, seja pelas suas ações conscientes ou inconscientes, pela qualidade de seus pensamentos, seus comportamentos e suas palavras. Por mais doloroso que seja, foi você que levou a sua vida ao ponto em que está hoje. Sendo assim, só você poderá mudar esta circunstância.
É preciso agir com responsabilidade para alcançar o que deseja, concentrando suas energias nesta atitude. Para isso, Paulo Vieira enumera seis “leis” que, transformadas em hábitos consistentes, transformarão a si mesmo e assim, estará assumindo a autorresponsabilidade:
- Não criticar as pessoas: uma crítica só é válida se trouxer alguma sugestão ou solução. Criticar por criticar não leva a lugar algum.
- Não reclamar das circunstâncias: as circunstâncias podem ser as mesmas para o vencedor ou o perdedor. A forma como enfrenta o problema é que faz a diferença.
- Não buscar culpados: é mais importante investir o tempo em buscar soluções do que encontrar culpados.
- Não se fazer de vítima: A ideia é ter uma atitude de vencedor, evitando velhos hábitos.
- Não justificar seus erros: enquanto justifica os erros, continuará errando, ao invés de aprender com os erros.
- Não julgar as pessoas: comece a analisar a atitude das pessoas ao invés das pessoas em si.
Como podemos perceber, a questão central é concentrar as energias em hábitos que levam a ações que trazem resultados, ao invés daqueles que nos fazem perder tempo e energia, nos fazendo improdutivos na busca da nossa felicidade.
Mudar a si mesmo ao invés de mudar os demais
Mudar outra pessoa é praticamente impossível, porque independe da nossa vontade. No entanto, mudar a si mesmo é totalmente possível, então é aí que precisamos ter foco.
O autor considera importante estabelecer uma rotina de excelência naquilo que se deseja, de forma que esta atitude seja tão incorporada como o hábito de escovar os dentes.
Tempo para si mesmo
Paulo Vieira destaca como é importante haver um tempo de reflexão para aguçar sua felicidade. Ele sugere que os finais de semana, por exemplo, sejam dedicados a relaxar a cabeça, desligar-se da rotina e, assim, deixar a criatividade fluir.
Foco
Paulo Vieira nos ensina que existem 3 “focos” essenciais que precisamos desenvolver:
- Foco visionário: ter clareza e enxergar com nitidez o que almeja;
- Foco comportamental: ter energia para gerar mudanças externas e internas, que você obtém através de três canais neurológicos: comunicação, pensamento e sentimento.
- Foco consistente: manter os dois focos anteriores pelo tempo suficiente para obter o que almeja, se desviando das distrações e persistindo para realizar mudanças.
Passado, Presente e Futuro
Em geral, a depressão é associada a más experiências e lembranças do passado. Ele tem o poder de gerar esperança ou desesperança. Na verdade, pouco importa o que aconteceu, mas sim como se pretende utilizar estas lembranças e quais aprendizados pode se obter. O autor sugere que apenas 10% do seu foco esteja no passado.
O presente é feito de ações e comportamentos. É o momento de agir, com foco, determinação e excelência. É no presente que o sucesso é construído e, por isso, o deve-se concentrar 65% do seu foco no presente.
Os 25% restantes, Paulo Vieira sugere que seja dedicado ao futuro. Para isso, conecta-se por meio de imagens mentais que, mesmo sendo uma projeção da imaginação, essa visão tem grande poder sobre você e suas ações.
Lembramos que a ansiedade é um sintoma de excesso de pensamentos e expectativas no futuro. Por isso, é importante ter foco no que se concentrar com relação ao futuro. Construir imagens mentais de realização, ao invés de medo e construção de cenários tenebrosos do futuro.
Regra 10/90
O autor apresenta uma interessante regra: a de que 10% do seu foco esteja direcionado aos acontecimentos/situações que ocorrem na sua vida, enquanto os 90% devem ser direcionados ao que será sentido/feito/pensado a respeito.
Por exemplo, se ocorrer um acidente de trânsito, 10% é o evento em si, a batida, enquanto os 90% correspondem ao que você irá fazer em relação aos 10% anteriores.
Se o que você sente, pensa ou faz em relação ao fato é predominantemente positivo, é possível que seja extraído bons ensinamentos que trarão bons resultados na sua vida, ao contrário de ser eminentemente negativo.
Comunicação
Um capítulo inteiro é dedicado à comunicação. Mais especificamente com relação à linguagem, vícios, padrões e estilo linguísticos.
A questão central é: o que se comunica a quem está ao seu entorno? Muitas vezes, nossa própria linguagem corporal nos atrapalha na conquista de nossos objetivos. Além disso, nossas expressões faciais, gestos e postura dizem muito sobre nossa personalidade e estado de espírito.
Paulo Vieira traz, inclusive, exercícios e posturas bastante úteis para gerar autoconfiança, segurança, e autoempoderamento. Eu mesmo já orientei diversos alunos, as vésperas de apresentar seus trabalhos à banca examinadora, a utilizarem este método simples, mas muito eficaz. Afinal, não basta querer ser um vencedor. Tem que ter postura de vencedor, agir como um vencedor e, principalmente falar e se comportar como um vencedor.
Outra pergunta interessante seria: quantas interações positivas temos que ter em um relacionamento para neutralizar uma interação negativa? Este tema é tratado no livro na Linha de Losada, uma interessante abordagem sobre como melhorar o relacionamento interpessoal.
O Poder da Ação
Nesta resenha, foi possível navegar por alguns aspectos desta incrível e útil leitura. Paulo Vieira, coaching, treinador e palestrante é autor de diversos livros bestsellers, e conta sempre sua história de como saiu de uma situação de constrangimento em todas as áreas da vida, para se tornar um grande consultor de vendas. Mais tarde, ampliou este conhecimentos a todos que desejam alçar vôos cada vez maiores.
Uma boa sugestão é agir, comprar este livro, aprender e colocar em prática as soluções simples e poderosas apresentadas. Em cada capítulo, ele traz as “Perguntas poderosas” que fazem o leitor refletir e provocar questionamentos – e, claro, produzir mudanças – que vão refletir na felicidade tão desejada – a autorrealização.