16/07/2020

Livro: Método Silva de Domínio da Mente

Por nakademy_q32w3p

No final do século XX – nem faz tanto tempo assim, mas já se vão 30 anos! – José Silva escreveu livros e realizou treinamentos de enorme sucesso. Apesar do nome familiar, para nós, brasileiros, ele é um parapsicólogo norte-americano.
Muito jovem, ele aprendeu o ofício de consertar rádios – profissão que teria até a idade adulta. No entanto, ao alistar-se para a segunda guerra mundial, ficou intrigado com as perguntas de um psiquiatra durante o processo de admissão. Despertou aí seu interesse pela psicologia.

Anos mais tarde, começou seu estudo sobre a mente humana, tentando criar técnicas que melhorassem a performance. Durante as pesquisas, deparou-se com um fenômeno de percepção extrassensorial com sua filha. Em uma noite de 1953, enquanto tomava a lição, em um dado momento a filha começou a responder questões que ele havia lido mas não verbalizado ainda.

Seus estudos consideravam seus conhecimentos de eletrônica e psicologia. Quando leu estudos sobre ondas alfa e a atividade elétrica do cérebro humano, criou uma teoria sobre como controlar os impulsos elétricos cerebrais para aumentar sua eficiência.

Criou, então, o Método Silva de controle da mente, aplicado inicialmente em seus próprios filhos, que tiveram a melhora no desempenho escolar. Dedicou-se mais alguns anos para aplicar e refinar seu método que foi, finalmente, concluído no “Silva Ultramind System”, um pouco antes de sua morte, em 1999.

Neste livro, “Método Silva de Domínio da Mente”, o autor traz técnicas para reduzir o estresse, melhorar a comunicação interpessoal, definir objetivos para obter melhores resultados e correção instantânea de atitude.

Eu conheci algumas das técnicas de José Silva pelo autor brasileiro Lair Ribeiro. Uma delas está relacionada à movimentação dos olhos e sobre como esse posicionamento pode dar pistas de como estamos pensando ou ainda o que nossos interlocutores estão pensando – uma ferramenta incrível em negociações.

Nesta técnica, por exemplo, em uma investigação, entrevista ou mesmo uma conversa informal ou discussão é possível verificar se a pessoa estaria trazendo memórias do passado ou criando uma história – o que poderia denotar uma mentira.
O livro traz ainda técnica de gerenciamento de tempo, em que o hábito de se estabelecer uma rotina matinal programada para bons resultados, leitura dinâmica e técnicas de anotações podem auxiliar a obter resultados incríveis para os desconhecedores deste método.

Trata-se de um livro bastante prático, que nos faz pensar muito sobre o poder que a maioria de nós desconhece de nossa própria mente. Mesmo que você não acredite em parapsicologia, a leitura trará novas visões e técnicas que podem, de fato, melhorar a eficiência de seu pensamento e trazer melhores resultados.

O livro tem aproximadamente 200 páginas, linguagem fácil e acessível, com bastante exercícios práticos.

Rodolfo Nakamura
Diretor pedagógico Nakademy Brasil