22/10/2020

Livro: Me Poupe!

Por nakademy_q32w3p

Antes que você pense: “Dinheiro, de novo? Me poupe!”, vou citar uma das frases que encontrei no livro: “Viver vale pelas experiências que o dinheiro nos proporciona, pelos encontros que temos pelo caminho e pela alegria de estarmos vivos todos os dias”. Conhecida pelo canal de entretenimento financeiro (aparentemente, esta categoria é inaugurada por ela mesma), Nathalia Arcuri fala de um tema batido de uma forma inovadora, leve e irreverente. Com exemplos que ela mesma viveu, quebra tabus relacionados a economizar, juntar dinheiro, investir e enriquecer.

A promessa do livro é apresentar 10 passos para nunca mais faltar DINHEIRO no seu bolso. Com um texto leve, divertido e fácil de entender, apresenta além do autoaprendizado o que também absorveu em cursos de Psicologia Financeira, Coaching e diversos artigos científicos sobre o assunto. Traz informações relevantes, fundamentadas e dicas importantes para quem deseja entrar para o clube dos ricos… e milionários.

Todos já ouviram a frase “Dinheiro não traz felicidade”. Porém, todos sabemos, a falta dele, em geral, traz uma tristeeeeeeza… Pois é, por isso, eu gosto muito de livros sobre empreendedorismo, técnicas para ser bem sucedido e… dinheiro. Há algumas semanas, trouxe a resenha do “Segredos da Mente Milionária”, do norte americano T. Harv Eker, e, hoje, da brasileira Nathalia Arcuri.

Nathalia Arcuri, que já foi conhecida como jornalista de uma grande rede de TV brasileira, é hoje a criadora do maior canal de finanças do YouTube; o “Me Poupe!”. Há dez anos, minha esposa ainda trabalhava na Rede Record. Talvez por isso, eu me interessasse mais pela emissora, na época. Neste período, chamou a atenção a jovem repórter que, de repente, saiu do emprego dos sonhos e foi para a Internet, em um blog (www.mepoupenaweb.com.br) e no Youtube.

Esta história ela conta em detalhes no livro. Porque trocou um salário de R$ 15 mil reais para realizar o seu objetivo: independência financeira aos 45 anos. Quem acompanha a Nathália, sabe que ela já alcançou este objetivo, com menos de 35 anos!

Pelos resultados que ela apresenta, é bem inspirador ler o livro e perceber algumas de suas ideias fazem todo o sentido neste negócio de enriquecer.

Crenças Limitantes

Uma das historinhas mais interessantes é o que ela conta, quando criança, sobre seu primeiro trauma com relação ao assunto dinheiro e como essa mesma situação a fez perseguir o objetivo de ter dinheiro para realizar seus sonhos.

Logo criança, ela descobriu que o sonho de comprar um carro espetacular, na época, era, na verdade, o sonho de ter liberdade. Em geral, é isso que buscamos – sensações e experiências e não o objeto em si. Logo no início, ela esclarece este ponto importante.

Muquirana, não.

Arcuri também fala sobre a impressão que as pessoas têm dela, de ser muquirana a ponto de comprar roupas em brechós e achar isso o máximo. Muita gente tem um enorme preconceito sobre isso, até por uma questão cultural.

Ela explica como o foco em seus objetivos a fazia pensar em economizar cada centavo que pudesse e que isso é apenas um dos segredos de quem deseja conquistar algo na vida.

Força T

Em seguida, ela fala da importância de se trabalhar em algo que realmente lhe satisfaça, para que o trabalho seja mais do que uma obrigação. Esse é um ensinamento que remonta ao milenar Confúcio, mas ter um exemplo dos dias atuais nos faz perceber que, de fato, faz todo sentido.

Investimentos

A youtuber mais extrovertida da internet, quando o assunto é finanças, também fala de investimentos e explica, de modo fácil de entender, a questão dos juros compostos. Também fala sobre alguns truques do Sidnelson (como ela se refere, genérica e divertidamente, aos gerentes de banco), que está mais interessados nos objetivos da instituição do que nas do cliente – muitas vezes, sem saber, na ignorância dos conceitos que Nathalia esclarece em seu livro.

Fala sobre o que aprendeu sobre a previdência privada e porque acreditar que trabalhamos por uma aposentadoria, governamental ou particular, é uma roubada, segundo palavras dela. Seja por causa das taxas e impostos, seja pela própria questão de depender de uma renda limitada.

Uma das ideias principais do livro, na minha opinião, trata dos Juros Compostos. Ela explica de modo simples e divertido – chama-o de filho – porque é quem mais ajuda na hora de trabalhar a riqueza. O que talvez ela não tenha deixado assim tão claro, é a ideia de que, quanto mais o dinheiro fica em um investimento, quanto mais tempo, mais os juros compostos trabalham para aumentá-lo. É o dinheiro trabalhando por você, para que você fique rico.

Finalmente, três conceitos encerram, de modo rápido, o livro: a questão do Conhecimento – sempre importante, para expandir. Uma árvore, quando para de crescer, é porque está morrendo. Portanto, se ainda está vivo, trate de crescer, buscando novos conhecimentos! – o conceito muito particular de Independência Financeira (“NÃO é ter dinheiro para comprar tudo o que quiser… significa ser sustentado pelo seu dinheiro “. Como ela mesma reforça: “Independência Financeira = liberdade de escolha”, inclusive trabalhar apenas se quiser e no que quiser, pois o dinheiro trabalhará em seu lugar) e o que Paulo Vieira chama de Autorresponsabilidade. A autora defende que a responsabilidade é toda de quem busca a riqueza e que é necessário sair da zona de conforto e eliminar a autossabotagem.

Encerra o livro com o tema da gratidão, mas, obviamente, sempre de modo muito particular, que vale a pena a leitura. Em geral, temos a ideia de agradecer pelas coisas boas que nos aconteceram. Mas, essa jovem empreendedora já teve tantos “nãos” e tantas situações contrárias que, ao final, a levaram a alcançar seus objetivos e realizações mais rapidamente do que ela própria esperava. Ela exemplifica como ser gratos pelas dificuldades, percalços, situações e pessoas difíceis que tivemos pela vida. Assim, fica mais fácil compreender este sentido de gratidão.

Na minha opinião, um livro surpreendente pelas ideias, conceitos e aplicabilidade. Nathalia Arcuri demonstra que essa tal riqueza e independência financeira são possíveis, sim. Então, bora aprender e colocar em prática. Eu, já comecei!

#leiturarecomendada