Livro: Gestão da Emoção
A primeira vez que ouvi falar em Inteligência Emocional foi pelo lançamento do livro de Daniel Goleman. Livro de quase 400 páginas, que revolucionou a forma como vemos inteligência.
Anos mais tarde, visitando as prateleiras virtuais, me deparei com o livro do psiquiatra e psicoterapeuta Augusto Cury. A Gestão de Emoções, título de um de seus best-sellers, está relacionada a administração das habilidades socio-emocionais de autoconhecimento e autocontrole.
Neste livro, o autor esclarece sobre essa capacidade de observar, avaliar, controlar e expressar os próprios sentimentos. Também comenta como estamos esgotando nossa capacidade mental nos concentrando em perdas e mágoas, ansiedade (sofrimento pelo futuro), preocupação com a opinião alheia, a necessidade de mudar os demais e cobrar muito de nós mesmos e de quem nos são queridos.
Neste livro, nos tornamos capazes de identificar o mau uso da emoção e o gasto desnecessário de energia. Também são apresentadas ferramentas, sempre com técnicas simples mas muito efetivas, para trabalhar melhor a emoção e expandir a inteligência em outras áreas.
Ao desenvolver essa competência, temos melhores condições de construir relacionamentos mais positivos e saudáveis, tanto na vida pessoal quanto profissional.
Em uma linguagem didática e de fácil compreensão, este livro é uma excelente oportunidade de entretenimento, autoconhecimento e crescimento.
#leiturarecomendada