Livro: Faça como Steve Jobs
FAÇA COMO STEVE JOBS e realize apresentações incríveis em qualquer situação
Quem me recomendou este livro foi um amigo, professor Fabrizio Albuja, quando comentávamos sobre apresentações em palestras ou até mesmo em aulas. Sim. Aulas são apresentações diárias, mas nem todos os professores se dão conta.
Mas, não só professores, palestrantes e outros profissionais de comunicação precisam realizar apresentações. Seja em pequenas reuniões ou grandes conferências, essa necessidade está cada vez mais presente na realidade pessoal e profissional.
O método de Steve Jobs
Neste livro, a autora Carmine Gallo estuda e descreve o método de Steve Jobs em suas incríveis apresentações. Principalmente aquelas relacionadas a lançamento de novos produtos, como foram o MacIntosh, iMac, iPad, iPod e iPhone. Todos sucesso de vendas e que mudaram a forma como todos nós nos relacionamentos com a tecnologia.
Tudo começa com a paixão de Steve Jobs pela tecnologia e como ela pode tornar a vida mais prática. Mas ele vai além. Coloca, em suas palavras, ideias que fazem a gente imaginar como seria bom ter um produto criado pela equipe da Apple.
Contando histórias, instigando sua audiência, utilizando gatilhos mentais que simplesmente nos deixam entusiasmados com as possibilidades que um novo dispositivo idealizado por ele nos oferece.
Veja só como Jobs vendia bem os benefícios de seus produtos, como no lançamento do iPod Nano: “O novo ipod Nano oferece aos aficcionados por música mais daquilo que eles mais gostam em seu iPods: duas vezes a capacidade de armazenamento pelo mesmo preço; uma bateria incrível, com autonomia de 24 horas e uma estrutura de alumínio em cinco cores sensacionais”.
Observe como ele apresenta a solução para problemas que os usuários desejariam resolver: querem mais espaço para guardar música, mas sem pagar a mais por isso; querem ouvir música por mais tempo, algo que seja durável e bonito ao mesmo tempo. E Steve Jobs faz isso com uma elegância que os adjetivos “incrível”, “sensacionais” soam como naturais – porque, todos sabem, ele era apaixonado pelo que fazia.
No livro, encontra-se mais ainda. Dicas de criar “slogans” (frases de efeito, curtas e impactantes), roteiros e como planejar seus slides de apresentação. Tudo, é claro, sob a óptica analítica de como o fundador da Apple realizava suas épicas apresentações.
Para ter uma ideia do que estamos falando, assista o video de lançamento do iPhone (“Este é um dia que estive esperando por dois anos e meio…”)
Leitura recomendadíssima para todos, pois, como já disse no início, todos nós teremos, em algum momento, que nos apresentar. Seja para um pequeno público, ou uma platéia imensa e lotada. Nesta hora, é bom estar preparado com os conselhos deste verdadeiro guru!