24/09/2020

Livro: Como se faz uma tese

Por Rodolfo Nakamura

Umberto Eco, conhecido por muitos romances, entre eles “O Nome da Rosa”, escreveu este guia prático para quem está no processo de fazer um trabalho acadêmico, na graduação ou pós-graduação.

Nesta hora, o que a maioria dos estudantes NÃO quer é ler mais um livro. Meu caso, eu li anos depois de ter feito minha segunda pós-graduação, já lecionando. Aí, percebi o quanto eu poderia ter ganhado de tempo e produtividade, tivesse lido este livro.

Umberto Eco, autor e escritor italiano, além de seus romances escreveu diversos livros técnicos e acadêmicos. Entre eles, este, que é um guia prático de como escrever um trabalho acadêmico.

A linguagem do autor é muito didática e, em alguns momentos, divertidos, mesmo o tema sendo tão sisudo. O livro, escrito em 1977, deve ter alguma adaptação. Por exemplo, ele fala em datilografar, ao invés de digitar seu trabalho. Também cita pesquisar em bibliotecas e livros, quando hoje temos o Google Acadêmico e a Internet toda.

Mas o principal é que este livro traz uma metodologia de como fazer desde uma resenha de um livro até as teses mais aprofundadas.

O que ele traz?

Primeiro, o livro começa apresentando o que é uma tese, para que serve e como ele pode ser utilizado após o estudante ter apresentado o trabalho e concluído o curso. Sim, este trabalho que está sendo realizado tem utilidade na vida pós-acadêmica, embora a maioria não pense nessa hipótese.

Depois, o autor discorre sobre a escolha do tema, entrando em questões que podem auxiliar a definir a profundidade necessária e adequada aos objetivos do aluno ao defini-lo.

A orientação prossegue na questão de definição de fontes de informação. Umberto Eco explica quais o que são e quais as fontes adequadas para o trabalho acadêmico. Na sequência, ele fala sobre a biblioteca e normas técnicas. É interessante ler, para compreender a lógica que está por trás desta parte metodológica, mas, certamente, sua faculdade e seu orientador terão modelos mais atualizados a serem utilizados.

Fichamento

Uma parte negligenciada por vários estudantes é a etapa do fichamento. Umberto Eco destaca um capítulo inteiro falando sobre a importância desta tarefa e ensinando como fazê-lo. Fichas, basicamente, é o modo como organizamos informações que podem ser úteis em fichas que podem trazer citações, dados bibliográficos e até mesmo trechos do texto que poderão ser utilizadas no trabalho final.

Redação

Finalmente, o autor passa a orientar como escrever, ocupando-se, primeiro de verificar a quem estamos escrevendo. Também explica o que são notas de rodapé e citações e como utilizá-las adequadamente. Só para esclarecer, ele traz pelo menos oito utilizações diferentes para as notas de rodapé que vão desde citar fontes do trabalho; incluir informações adicionais que, na sequencia do texto poderiam estar fora do contexto ou atrapalhar a fluidez da leitura; trazer traduções de textos em outros idiomais; dar crédito a autores de textos pesquisados ou mesmo preparar posicionamentos a quem poderia se opor a alguma ideia apresentada no trabalho.

Enfim… como se faz uma tese

… é um verdadeiro guia metodológico, mas realizado por um autor com sensibilidade artística e literária. Ele traz, de modo mais leve, instruções importantes para quem está criando materiais que tendem à relevância. Leitura recomenda, inclusive, a quem está INICIANDO um curso de graduação ou pós-graduação, para que este método comece a fazer parte da rotina do estudante.

 

#leiturarecomendada