Livro: Administração de Marketing
Praticamente todo mundo tem alguma ideia da importância do Marketing em nosso dia a dia. No entanto, muita gente a confunde com propaganda, e lembra do assunto quando está empreendendo. Em 1967, Philip Kotler publicou este que, em 1996, foi considerado como um dos 50 melhores livros de negócios de todos os tempos pelo Financial Times.
Professor de Marketing
Kotler começou a ensinar marketing em 1962, na Kellogg School of Management (Kellogg Escola de Negócio), acreditando que a disciplina seria uma parte essencial da economia.
O professor é autor e co-autor de mais de 150 artigos publicados e 55 livros em diversas vertentes de assuntos ligados à administração, a maioria, em marketing.
Este livro é um verdadeiro curso com várias aulas sobre praticamente todos os assuntos relacionados a este fascinante tema. Após uma breve folheada, já compreende-se que Marketing é bem maior do que a divulgação de um produto ou serviço.
Administração de Marketing : Análise, planejamento e controle
Este é o título deste livro que, atualmente, encontra-se na 15ª edição, tendo Keller (Kevin Keller) como co-autor. O meu primeiro livro foi uma versão Marketing Compacto, que comprei na faculdade. Este, não recomendo. Achei muito truncado e difícil de entender. Mas, ao menos, abriu minha mente para o mundo do marketing.
O meu primeiro volume do imenso livro completo foi em 1998. É um bitelão. Tem 725 páginas e nada mais nada menos do que 2,100 Kg de muito conhecimento. Desde então, passou a ser meu livro de constante consultas, para aplicar empresarialmente e também nas aulas que ministro.
O grande mérito de Kotler é ter colocado em um só volume vários assuntos relacionados ao Marketing que muitos nem tem ideia. Como professor e pesquisador, anexo diversos conteúdos de artigos, consultorias e outros autores, organizando um conteúdo extenso e abrangente sobre o Marketing.
Embora muita gente conteste a qualidade do trabalho, eu o vejo como um norte para início de pesquisas mais aprofundadas, mas também com um bom balanceamento e aprofundamento em praticamente todas as áreas do assunto.
Teoria das Necessidades
Um dos principais divulgadores do artigo do psicólogo Abraham Maslow, que estudou e categorizou as necessidades humanas – sua teoria ficou famosa como “hierarquia das necessidades”, apresentadas, geralmente, em um gráfico em formato de pirâmide.
De acordo com Kotler, os produtos são criados para atender a necessidades que vão desde as básicas (fisiológicas, como alimentar-se, excretar e dormir), passando pelas questões de segurança (como por exemplo a habitação e vestuário) e também pelas sociais e afetivas (necessidade de relacionamentos sociais e emocionais), chegando ao topo que é a questão da realização pessoal.
Lendo Kotler, entendi que um dos objetivos que temos na vida é cuidar de nossas necessidades com a finalidade de atingir o estágio de Self, ou autorrealização. Isto, de maneira técnica e científica, longe das questões esotéricas ou espiritualizadas.
Composto de Marketing
Também foi lendo Kotler que conheci, entre outras técnicas, o Mix de Marketing, também conhecido pela sigla 4Ps, estabelecida por Jerome McCarthy e divulgada no livro Administração de Marketing.
No entanto, o aprofundamento de Kotler em todos os 4 Ps (Produto, Preço, Promoção e Ponto de Venda) nos faz compreender a complexidade de criar um produto e desenvolver a oferta adequada ao mercado consumidor. As questões vão bem mais aprofundadas do que se pode imaginar o leigo ou o profissional de vendas que opera as estratégias de marketing.
Concorrentes e Ambientes Mercadológicos
Philip Kotler também orienta e explica as diversas variáveis que estão no entorno da empresa (ambiente mercadológico externo, incluindo a concorrência), assim como as questões internas da empresa. Compreender este cenário é imprescindível para estabelecer estratégias que vão neutralizar fraquezas e ameaças ao sucesso do negócio.
Alíás, este livro também traz o embasamento teórico, sempre recheado com muitos exemplos, da chamada análise SWOT (traduzida em português para FOFA), que estuda variáveis internas – Strenghts (Forças) e Weaknesses (Fraquezas) – e externas – Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
Também já utilizei a análise SWOT em treinamentos relacionados à melhorar a performance diante da vida, descobrindo talentos e propósitos em diversas turmas. Novamente, o embasamento teórico-científico me auxilia a ter clareza sobre a utilidade desta técnica.
Kotler auxilia gestores e empreendedores a compreender que o sucesso de um empreendimento está muito além de apenas desenvolver um produto, embalá-lo, receber um valor e entrega-lo ao cliente. Há muitas variáveis que, bem tratadas, auxiliam a obter sucesso mais rapidamente.
Como ler este livro
Eu recomendo que a leitura seja baseada em consulta por um determinado assunto. Ler o livro do começo ao fim (de cabo a rabo, como dizem), pode ser enfadonho e desanimador. Lembre-se de que ele tem mais de 700 páginas!
No entanto, quando estiver em uma etapa específica do projeto, vale a pena ler e ter um amplo conhecimento sobre o assunto. Posteriormente, inclusive, pode-se abrir a curiosidade para novas leituras e aprofundamento.
Apesar de ser um tanto quanto caro, é um investimento para estudantes, gestores e empreendedores que, certamente vale a pena. Trata-se de um verdadeiro curso de marketing, na raiz de um dos maiores pesquisadores e pensadores do assunto dos últimos 50 anos.
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