A eleição na Argentina pode afetar meu marketing?
Sim! Pois é, parece que não tem relação alguma, mas tem. A economia está globalizada.
Vou fazer um parêntesis aqui, porque eu já vi e ouvi PROFESSOR dizendo que a globalização tem relação com a influência da Rede Globo no mundo. Nada disso. Vamos deixar a emissora de televisão fora disso.
Globalização
O que é chamado “Globalização” é um fenômeno de “mundialização” da economia, ou seja, a intensa relação econômica entre todos os países do planeta Terra, do mundo… do globo terrestre!
Como isso ocorre? Os países tem relação de comércio exterior. Vamos entender isso melhor. Quando uma empresa brasileira vende somente aqui em nosso país, para consumidores que moram aqui, dizemos que ela atende ao mercado interno. Quando uma empresa uma empresa brasileira começa a vender para empresas e consumidores de outros países, isso é “comércio externo” ou “comércio exterior”.
Nós já percebemos que, em vários setores, como eletrônicos, alimentos, automóveis, muitos produtos, ou parte destes produtos vêm de outros países, como China, Estados Unidos, Europa, Argentina… Então o Brasil também faz comércio Exterior.
Voltando à eleição argentina, o presidente eleito, Javier Milei, disse várias vezes que pretende tirar a Argentina do Mercosul.
Mercosul
Mercosul é um tratado, um acordo multilateral entre vários países. Multilateral, porque inclui direitos e deveres do lado dos diversos participantes – Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai foram os primeiros signatários deste bloco econômico, como também é chamado o Mercosul.
Entre vários aspectos deste contrato, o Mercosul envolve redução de tarifas (impostos) no comércio entre os países participantes. Então, se, de repente, a Argentina resolve sair do bloco, há impacto para os países membros que fazem parte do grupo.
Se a Argentina sair do Mercosul…
Produtos que são exportados para a Argentina provavelmente chegarão mais caro aos consumidores de lá, por causa dos impostos de importação. Já para nós, brasileiros, os produtos importados da Argentina, como alimentos, automóveis e outros bens, ficarão mais caros pelo mesmo motivo.
Empresas que exportam para a Argentina enfretarão dificuldades, porque, provavelmente, haverá menos venda. Isso gera um impacto negativo direto na empresa e também em toda cadeia de fornecedores (fornecedores, fornecedores de fornecedores e assim por diante). Pode ser que ajustes como redução do quadro de empregados tenha que ocorrer. Os trabalhadores destas empresas consomem produtos no comércio, em supermercados, padarias, farmácias, etc., tem um consumo que ficará mais restrito se estiverem desempregados. Então, já percebemos que todo o comércio é afetado.
Por outro lado, empresas que importam produtos da Argentina, seja matéria prima, partes de um produto montado aqui, ou produtos acabados, tudo isso aumentará o custo. Esse custo será repassado aos consumidores, gerando uma alta de preços que poderá gerar inflação.
Então, a decisão do presidente de um outro país pode, sim, afetar o mercado onde atuamos.
Outros eventos, como a guerra na Ucrânia (2022-2023), guerra de Israel contra o Hamas (2023), afetam também o Brasil, porque todos os países do mundo têm uma relação de comércio exterior, e as economias estão interligadas, globalizadas.
Variáveis incontroláveis
Tudo isso está no que chamamos variáveis incontroláveis. “Incontrolável”, bem, é facil entender. É o que não é possível a gente controlar. Variáveis, como já vimos na matemática, são aspectos que variam, que mudam, que não são constantes.
Nós, inclusive, já vimos este conceito na matemática. Lá, a gente acreditava que só aprendia a fazer contas! Hoje, aprendemos um termo que é muito importante para nós que é “variável”. Olha como o conhecimento que você teve no ensino fundamental e médio é importante.
Voltando à variável incontrolável, isso que comentamos hoje – a política internacional – é uma variável incontrolável. Afinal, nós não podemos controlar os votos dos argentinos, pois cada um tem sua opinião e manifesta sua vontade particular no voto. Nós, comerciantes, não temos como controlar o que o presidente e sua equipe de ministros vão decidir sobre os rumos do país, quanto mais de outro país.
Agora, o fato de ter havido uma mudança de governo, com posição ideológica totalmente diferente de seu antecessor, pode se tornar uma ameaça ou uma oportunidade. Depende de como você está preparado para que seja transformado em uma oportunidade.
Isso faz parte do Verdadeiro Marketing, que é mais do que uma simples divulgação de produtos e serviços. Tem que estar ligado no que acontece no mundo, porque o melhor plano de marketing pode sofrer uma influência gigantesca de uma variável incontrolável e todo o trabalho de planejamento pode ser destruído e perder a eficácia.
Hoje falamos de variáveis incontroláveis, no chamado Análise de Macroambiente Político, especificamente exterior, compreendendo como um fato político externo pode ter influência nos negócios de empreendedores brasileiros.
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